quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Reportagem sobre esporte na infância !!!!


Achei mto interessante colocar no blog sobre essa reportagem que saiu na Zero Hora e é capa do site da Federação .


Pais leiam com atenção !!!
1 Estimule a criança – Os pais devem incentivar os filhos a movimentar o corpo com atividades agradáveis. A prática de exercício físico na infância ajuda no desenvolvimento cognitivo e psicomotor, melhorando a consciência corporal e também habilidades motoras básicas como andar, equilibrar-se e correr, que é a base de muitos esportes e brincadeiras.

2 Evite cobranças – Não obrigue seu filho a praticar um esporte. Na infância, a criança deve gostar e se sentir à vontade com a modalidade praticada. Em muitos casos, os pais criam expectativas em relação ao esporte, o que pode gerar sentimento de cobrança. Do ponto de vista psicológico, é bem provável que a criança “trave” seu desenvolvimento com tanta responsabilidade e cobrança.

3 Saiba as diferenças – Existe uma grande distinção entre a modalidade esportiva recreativa e a modalidade esportiva competitiva. A iniciação ocorre de forma lúdica, mas é comum que aqueles que se destacam iniciem nas competições esportivas. Daí em diante, os treinos e as competições exigem cada vez mais determinação e comprometimento, o que pode até atrapalhar nos estudos. Devido ao estresse e à cobrança das competições, é comum que no início da adolescência eles queiram abandonar o esporte. Por isso, as atividades devem ser bem dosadas para não acarretar estresse físico e emocional na criança.

4 Varie a rotina esportiva – Para as crianças, o interessante não é a especialização precoce em determinado esporte. O ideal é proporcionar-lhes uma variedade de atividades. É importante que as aulas de Educação Física utilizem o maior número possível de modalidades, favorecendo aos alunos optarem, no futuro, por aquelas que mais têm afinidade.

5 Melhore a autoestima do seu filho – Diversas mudanças ocorrem no organismo da criança que pratica esportes, aumentando a resposta do sistema imune. Outro benefício do exercício é o aumento da concentração, fato que mantém a criança atenta na realização das tarefas, o que favorece a aprendizagem escolar. Além disso, estimular o exercício físico na infância melhora a autoestima da criança, favorece hábitos saudáveis para a vida toda. Então, leve a criançada para brincar na pracinha, pedalar, dar uma corridinha, jogar uma bola.

Fonte: Fabiano Piassarollo de Souza, educador físico

Publicado por ClicRBS/Zero Hora

Nenhum comentário: